São Paulo - Os clubes brasileiros, aos poucos e obrigados, começam a investir no futebol feminino. Ainda assim, a diferença é brutal em relação ao masculino. Até item simples, como o estádio tem diferença. Não por acaso, a edição 2020 do Campeonato Brasileiro da Série A1 de futebol feminino começará neste sábado com estádios alternativos. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão no Sr. Goool.
O Palmeiras, pela primeira vez na elite da categoria, estreará contra o eterno rival Corinthians, atual vice-campeão. O clássico de domingo, porém, não será no Allianz Parque e nem mesmo em São Paulo. O Verdão, assim como fez no ano passado, atuará em Vinhedo, próximo à capital, no Estádio Nelo Bracalente.O Grêmio até estreará em Porto Alegre, mas nada de Arena. O duelo contra o Minas Brasília, no sábado, será no Estádio Francisco Novelletto Neto. O Internacional é outro que jogará fora da sua casa. O Beira-Rio fica com o masculino, enquanto o feminino estreará diante do São José no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
O Cruzeiro é mais um a fugir de casa. A estreia contra o São Paulo - reedição da final da Série A2 de 2019 - será no Estádio Alterosas, em Belo Horizonte. O Santos até costuma atuar, às vezes, na Vila Belmiro, mas entrará em campo pela primeira vez em 2020 no Estádio Ulrico Mursa.
Dos clubes tradicionais mandantes na 1ª rodada, a atual campeão Ferroviária jogará na Arena Fonte Luminosa, sua casa, em Araraquara, contra o Osasco Audax. A Ponte Preta utilizará o Moisés Lucarelli, em Campinas, no confronto ante o Iranduba. Flamengo, Vitória, São Paulo e Corinthians, mandantes na 2ª rodada, também não costumam utilizar os próprios estádios. Os clubes buscam alternativas na própria cidade ou até mesmo em outros municípios.
Quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os critérios de desempate no mata-mata serão: pontos, saldo de gols e pênaltis.
Nas quartas de final, os duelos serão entre 1ºx8º, 2ºx7º e assim por diante. Nas semifinais, os embates serão entre 1ºou8º x 4ºou5º e 2ºou7º x 3ºou6º.
O mando de campo no jogo de volta pelo mata-mata será dos clubes com a maior pontuação no geral e na somatória das fases, maior número de vitórias e maior saldo de gols.
O campeão terá vaga na Libertadores 2021.