Santa Catarina - Atlético Acreano, CRAC, Globo, Guarany, Joinville, Moto Club, Ríver e Salgueiro disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020. Essa turma conhece muito bem a divisão, assim como o caminho até o acesso. Entre todos os participantes, apenas os oito já conseguiram subir para a Série C, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
Guarany e Joinville foram os primeiros a atingir o objetivo. Em 2010, o JEC obteve a vaga com a 4ª melhor campanha, enquanto o clube cearense levantou o troféu. Na atual temporada, os catarinenses estão no Grupo A-8 ao lado de Pelotas, Marcílio Dias, São Caetano, Caxias, Tubarão, São Luiz e Novorizontino, adversário de estreia.
Já o Guarany está no Grupo A-3 e esterará ante o Salgueiro, outro clube que já subiu para a Série C. Os pernambucanos em 2013 com a 4ª melhor campanha. Em 2012, o CRAC subiu com o vice-campeonato. O clube goiano está no Grupo A-5 e estreará ante o CEOV. O Ríver, enquanto isso, foi vice-campeão em 2015. O clube piauiense figura no Grupo A-2 que também tem Moto Club - outro clube que subiu em 2016 -, Altos, São Raimundo, Juventude, Santos, Luverdense, rival da estreia, e um clube que virá da Preliminar.
Victor Costa / RíverRíver já foi vice-campeão da Série D e disputou a Série C, mas está de volta à última divisão nacional! Já Globo e Atlético Acreano subiram lado a lado em 2017. Os potiguares foram vice-campeões, enquanto os acreanos terminaram em 3º. O Globo está no nordestino Grupo A-3 ao lado de Atlético Cajazeirense, adversário de estreia, Afogados, Floresta, GUarany, Salgueiro, Campinense e América de Natal.
O Atlético Acreano, enquanto isso, disputará a fase de grupos no Grupo A-1, todo nortista. A estreia acontecerá contra um clube que virá da Preliminar. Há ainda Rio Branco, Independente, Bragantino, Vilhenense, Galvez e Fast Clube.