São Paulo - A Copa do Brasil sempre começa com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além das cinco regiões, mas não precisa avançar muito para fazer suas vítimas. A Terceira Fase, por exemplo, terá clubes de apenas 12 estados e de quatro regiões, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Norte é a única região que não estará representada na etapa que começará em 10 de março. Em relação aos estados, destaque para Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro que terão três frente cada. Dos cariocas, apenas o Botafogo ainda não foi campeão. Fluminense (2007) e Vasco (2011) já levantaram o troféu.
O Centro-Oeste contará com apenas o estado de Goiás. Dois clubes goianos estão na disputa - Atlético Goianiense e Goiás. Minas Gerais e São Paulo se juntam ao Rio de Janeiro para defender a bandeira do Sudeste. Por fim, o Nordeste contará com Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Bahia. Destaque para o surpreendente Afogados que eliminou o Atlético Mineiro nos pênaltis.
Regulamento:
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians), o campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.