Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 09 de junho de 2020 às 03:01

Rodada inaugural do Brasileirão 2020 terá cinco confrontos entre campeões

Quatro desses cinco duelos estrelados na 1ª rodada terão clubes cariocas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A ainda não tem data para começar em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, mas quando a bola voltar a rolar, serão cinco confrontos entre campeões nacionais já na 1ª rodada, segundo levantamento do Sr. Goool.

Interessante notar que quatro desses confrontos envolverão clubes cariocas. O atual campeão Flamengo, por exemplo, fará um duelo de vencedores ante o Atlético Mineiro, primeiro campeão do Brasileirão em 1971. Também no Rio de Janeiro, o Botafogo, na seca desde 1995, desafiará o Bahia, que está não comemora desde 1988.

O Palmeiras, maior vencedor nacional do país, começará sua caminhada diante do Vasco que ainda não deu a volta olímpica neste século. Se o Verdão foi campeão pela última vez em 2016, o Gigante da Colina ostenta jejum desde 2000.

Há também o confronto entre tricolores. O Grêmio sonha com o Brasileirão desde 1996, enquanto o Fluminense conhece bem o caminho da taça nos pontos corridos. Os cariocas venceram duas vezes no atual formato, sendo a última em 2012. Por fim, o Coritiba, campeão em 1985, receberá o Internacional, na seca desde 1979.

 Flamengo terá um duelo de campeões contra o Atlético Mineiro na rodada inicial do Brasileirão 2020!Marcelo Cortes / FlamengoFlamengo terá um duelo de campeões contra o Atlético Mineiro na rodada inicial do Brasileirão 2020!
Regulamento:
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.

Os seis primeiros colocados terão vagas na CONMEBOL Libertadores. Os quatro primeiros entrarão diretamente na fase de grupos, enquanto 5º e o 6º terão que disputar a fase inicial.

Já as vagas da CONMEBOL Sul-americana ficarão com os clubes presentes entre o 7º e o 12º lugar. Assim como no caso da Libertadores, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre estas posições, a zona de classificação será alterada.