São Paulo - Sevilla e Internazionale decidirão o título da UEFA Europa League nesta sexta-feira, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Rhein Energie, na Colônia, na Alemanha. Além da taça, espanhóis e italianos lutarão pelos 100%.
Se o Sevilla quer manter 100% em finais da UEL, a Internazionale quer ser campeã com 100%. Maior campeão da história da UEFA Europa League, o Sevilla venceu todas as cinco decisões em que esteve presente. E todas as voltas olímpicas foram neste século.
Já a campanha do Sevilla é de oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 20 gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 78,8%.
Campeões!
O Sevilla lidera o ranking com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e Atlético de Madrid somam três voltas olímpicas cada. Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach, Leeds United e Chelsea aparecem logo atrás com duas conquistas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA Moskva, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht Frankfurt, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, sendo seis na antiga Taça das Cidades com Feiras que foi a precursora da UEL, contra 13 da Inglaterra - quatro da Taça das Cidades - e dez da Itália - um da Taça das Cidades. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia - via Taça das Cidades - e Hungria - via Taça das Cidades.