Amapá - Os clubes de Norte a Sul do país, neste momento, deveriam ter cabeça apenas para as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Essa seria a lógica no país que sediará a Copa do Mundo 2014. Mas como toda regra tem sua exceção, o Amapá ainda tenta organizar o Campeonato Estadual. Seguindo os mesmos passos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Amapaense de Futebol (FAF) desrespeitou o Estatuto do Torcedor ao não divulgar a tabela da competição com 60 dias de antecedência.
O Art. 5o do Capítulo II diz "São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998".
O § 1o vai além "As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).II - as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)".
O Art. 9o do Capítulo III também é bem direto "É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010)".Encruzilhada!
Em contato com o Sr. Goool, nesta terça-feira, a FAF manteve sua posição de não revelar o número exato de clubes e de não garantir a data exata para o início do Estadual. O Campeonato Amapaense, teoricamente, vai começar em 1º de julho e com dez clubes. Mas nenhuma instituição confirmou presença.
Um dos responsáveis pela competição, que se recusou a dar o nome ao Sr. Goool, criticou a falta de verbas. Ele disse que a FAF não dá dinheiro aos clubes, que são subsidiados pelo Governo do Estado e pelas prefeituras. Tudo isso em meio a protestos pela utilização consciente do dinheiro público.
Ainda de acordo com o dirigente da FAF, a entidade divulgará a tabela apenas em 1º de julho, justamente, na data que está marcada para ter o primeiro jogo do Estadual 2013. Outro detalhe interessante é que dia 1º de julho cairá na segunda-feira. Uma segundona para um campeonato que, até agora, não existe!
O Sr. Goool entrou em contato com a CBF para ter uma posição oficial da entidade máxima do futebol brasileiro, mas não obteve resposta. O mesmo aconteceu quando o Sr. Goool exigiu um parecer da CBF sobre a Federação de Roraima sobre a não divulgação de borderôs e súmulas do Estadual.