Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 14 de setembro de 2020 às 00:09

Chapecoense campeã! Futebol brasileiro ainda tem 11 Estaduais em andamento

Alguns serão encerrados nos próximos meses, outros em 2021 e há casos sem datas

da Redação -

Santa Catarina - A Chapecoense foi campeã do Campeonato Catarinense ao superar o Brusque no último domingo. Com o encerramento de mais esse torneio, restam 11 Estaduais em andamento na temporada 2020, afetada pela pandemia do novo coronavírus.

A história do título da Chapecoense é interessante. O clube de Chapecó passou quatro, das nove rodadas, na zona de rebaixamento, sendo duas na lanterna. Ainda assim, a Chapecoense pegou a 8ª e última vaga. Nas quartas de final, o Verdão surpreendeu e eliminou o Avaí, dono da melhor campanha.

Não satisfeita, a Chapecoense despachou o Criciúma nas semifinais e foi campeão em cima do Brusque com duas vitórias. Com a 2ª melhor campanha, o Brusque chegou respaldado pelo título da Série D de 2019 e a liderança no Grupo B da Série C. O título da Chape foi com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 51,1%.

 Campeonato Catarinense 2020 foi encerrado com o título da Chapecoense em cima do Brusque!Márcio Cunha / ChapecoenseCampeonato Catarinense 2020 foi encerrado com o título da Chapecoense em cima do Brusque!
Aberto!
Amapaense, Amazonense, Capixaba, Goiano, Maranhense, Mato-grossense, Piauiense, Rondoniense, Roraimense, Sul-mato-grossense e Tocantinense são os Estaduais que ainda não colocaram um ponto final em suas disputas. O Campeonato Maranhense está sendo disputado e será encerrado em 26 de setembro.

A bola também rola no Amapá que deve ter sua final em 7 de outubro. No Cearense, a decisão será em 21 de outubro. O Roraimense voltará a ser jogado em outubro. O Capixabão, enquanto isso, tem previsão para volta só em novembro, assim como o Mato-grossense, o Piauiense e o Rondoniense.

Confusão!
Em 2021, a bola voltará a rolar pelo Goianão, talvez, em 13 de janeiro. O Sul-mato-grossense e o Tocantinense, enquanto isso, seguem suspensos, sem data para voltar. Já a disputa do Amazonense está fora das quatro linhas. A Federação Amazonense de Futebol (FAF), junto com os clubes, decidiu encerrar a atual edição ainda no início da pandemia.

O pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJD-AM), no entanto, ordenou que o Estadual fosse finalizado em campo. Há duas semana, a FAF recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJD) para fazer valer sua decisão.