São Paulo - Barcelona, Alianza Lima e Independiente Medellín já não têm mais chances de classificação na Libertadores. Faltam mais duas rodadas para o término da Fase de Grupos. Todos os três clubes foram derrotados nas quatro rodadas e amargam a lanterna dos seus grupos.
No Grupo A, o equatoriano Barcelona apanhou do Flamengo em casa (2 a 1) e fora (3 a 0) e foi derrotado por Independiente (3 a 0) e Junior (2 a 1) como mandante. São dois gols a favor e dez tentos tomados. Na quarta-feira, o desafio será contra o Junior na Colômbia.
O Alianza Lima, no mesmo dia, receberá o Estudiantes de Mérida no Peru. Lanterna do Grupo F, o Alianza Lima caiu diante do Racing em casa (2 a 0) e fora (1 a 0), apanhou do Nacional como mandante (1 a 0) e foi derrotado fora de casa pelo Estudiantes (3 a 2). Os peruanos têm dois gols a favor e sete sofridos.
Já o lanterna do Grupo H fez três e levou nove. O Independiente Medellín perdeu do Boca Juniors em casa (1 a 0) e fora (3 a 0) e ainda foi derrotado como mandante por Libertad (2 a 1) e Caracas (3 a 2). O penúltimo desafio na Fase de Grupos será diante do Caracas na Venezuela nesta quarta-feira.Regulamento:
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.