Bahia - A Seleção Uruguaia terá outra chance de abocanhar o terceiro lugar na Copa das Confederações. No próximo domingo, às 13 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Uruguai e Itália se enfrentarão pela medalha de bronze.
Os sul-americanos já estiveram nesta situação em 1997, quando sucumbiram diante dos europeus da República Tcheca. Na oportunidade, o Uruguai perdeu, por 1 a 0, e teve que se contentar com a quarta colocação. A Itália nunca tinha chegado tão longe no torneio.Mas a verdade é que uruguaios e italianos são novatos na Copa das Confederações. As duas Seleções disputam o torneio apenas pela segunda vez. Em nove partidas, o Uruguai ostenta cinco vitórias e quatro derrotas. Aproveitamento de 55,55%. Na atual edição, os uruguaios venceram Taiti e Nigéria, mas tropeçaram em Espanha e Brasil.
Na única vez em que esteve na Copa das Confederações, a Itália foi eliminada na Primeira Fase e acabou com o quinto lugar. Em sete partidas, os italianos têm três triunfos, um empate e três derrotas. Aproveitamento de 47,61%. Em 2013, a Seleção Italiana bateu Japão e México, perdeu para o Brasil e empatou com a Espanha nas semifinais, mas acabou eliminada nos pênaltis.
A Copa das Confederações tem como maior vencedor o Brasil. A Seleção Brasileira ostenta três títulos (1997, 2005 e 2009), contra dois da França (2001 e 2003). Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999) são os outros campeões.