Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 29 de janeiro de 2021 às 00:56

Abel Ferreira e Cuca podem entrar para seleta lista de técnicos campeões na Libertadores

Palmeiras e Santos brigarão pelo título neste sábado em partida única na Libertadores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Palmeiras e Santos decidirão a Libertadores, em partida única, no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado, às 17 horas. Abel Ferreira e Cuca, técnicos dos clubes paulistas, poderão entrar para seleta lista de vencedores, segundo levantamento do Sr. Goool. Cada um na sua.

 Abel Ferreira pode ser o 2º técnico estrangeiro a ser campeão da Libertadores por clube brasileiro!Cesar Greco / PalmeirasAbel Ferreira pode ser o 2º técnico estrangeiro a ser campeão da Libertadores por clube brasileiro!
Aos 42 anos, natural de Penafiel, em Portugal, Abel Ferreira poderá se tornar apenas o 2º gringo campeão por uma clube brasileiro. O 1º foi Jorge Jesus que levou o Flamengo ao título em 2019. Interessante notar que ambos são portugueses.

Já Cuca, de 57 anos, pode virar o 5º técnico com mais de um título por clubes brasucas. O 1º foi Luís Alonso Pérez, bicampeão pelo Santos em 1962 e 1963. Telê Santana também foi bi pelo São Paulo em 1992 e 1993. Já Luiz Felipe Scolari ganhou com Grêmio (1995) e Palmeiras (1999).

Paulo Autuori foi outro vencedor com dois times: Cruzeiro (1997) e São Paulo (2005). Cuca ainda seria o 3º técnico com mais de um título e por dois clubes diferentes. Em 2013, ele faturou a Libertadores pelo Atlético Mineiro.

Campanhas!
O Palmeiras chega à final com nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), dois empates como visitante e uma derrota como mandante, além de 32 gols a favor e seis tentos tomados. Aproveitamento de 80,6%.

O desempenho do Santos, enquanto isso, é de 75%. São oito triunfos (quatro em casa e quatro fora), três igualdades (uma como mandante e duas como visitante) e uma derrota em seus domínios, além de 20 gols anotados e nove tentos sofridos.

Campeões!

A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 19, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.