Rio de Janeiro - A Seleção Espanhola - atual bicampeã da Europa e campeã mundial - perdeu a invencibilidade recorde de 29 partidas. A Fúria foi derrotada pelo Brasil (3 a 0), neste domingo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e acabou com o vice na Copa das Confederações.
Até o tropeço na final, a Espanha contabilizava 24 vitórias e apenas cinco empates. A última derrota espanhola tinha sido no longínquo ano de 2010, quando perdeu para a Suíça, por 1 a 0, na estreia da Copa do Mundo. Ao longo da série invicta, a Espanha passou pelo próprio Mundial, assim como pela Eurocopa, Eliminatórias da Copa 2014 e Copa das Confederações.Mesmo com o tropeço, a Espanha é a detentora do recorde de invencibilidade. O time do técnico Vicente del Bosque já havia superado a França, então recordista no quesito, ao triunfar sobre a Nigéria (3 a 0). Os franceses ficaram 27 partidas sem perder em jogos oficiais, entre 1994 e 1999. Neste ranking, a Argentina, com 26 jogos, entre 1945 e 1956, aparece no terceiro lugar.
A invencibilidade espanhola só diz respeito a jogos oficiais. Neste período invicto, a Fúria Espanhola foi derrotada em amistosos. A Espanha apanhou da Argentina (4 a 1), Portugal (4 a 0), Itália (2 a 1) e Inglaterra (1 a 0).