Pará - Carajás e Tapajós foram rebaixados na temporada 2020, mas jogarão o Campeonato Paraense de 2021. A Federação Paraense de Futebol (FPF) cancelou as quedas por causa da pandemia de Covid-19 e aumentou o número de participantes para 12 clubes. O mata-mata também ganhou mais uma fase. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
A estreia do Carajás, que deixou a última edição na lanterna e sem nenhuma vitória, será contra a Tuna Luso. O clube estava fora da elite desde 2015, assim como o Gavião, outro que garantiu o acesso. E a volta do Gavião será logo contra o Paysandu, atual campeão, em Belém.O Estadual do Pará está marcado para começar em 27 de fevereiro. O Remo estreará no dia seguinte contra o Itupiranga. Já o Tapajós, que se livrou da queda, tentará a sorte contra o Águia em Marabá.
Se na edição passada, com dez clubes, os classificados iriam direto para a semifinal, agora, com 12 participantes, os melhores estarão nas quartas de final.
Os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão às quartas de final (1ºAx4ºA, 2ºAx3ºA, 1ºBx4ºB e 2ºBx3ºB). Serão jogos únicos. Em caso de empate, pênaltis.
Na semifinal (1ºAou4ºA x 2ºAou3ºA e 1ºBou4ºB x 2ºBou3ºB) serão jogos de ida e volta. A final também terá jogos de ida e volta. Nessas duas fases, em caso de empates nos pontos e saldo de gols, pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado ficarão com vagas na Copa do Brasil 2022. O campeão e vice terão vagas na Série D, desde que não participem de outras divisões nacionais.