Portal Eventos
Notícias
Em 28 de fevereiro de 2021 às 10:28

Brasileirão 2021 terá o maior número de estados na Era dos pontos corridos

Santa Catarina e Mato Grosso engrossaram a lista com os acessos de Chapecoense e Cuiabá

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A será diversificado em 2021. Nada menos do que 11 estados estarão presentes - recorde nos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. As novidades na temporada serão Mato Grosso, representado pelo Cuiabá, e Santa Catarina, da campeã da Chapecoense.

 Chapecoense recolocou Santa Catarina na elite do Brasileirão!Márcio Cunha / ChapecoenseChapecoense recolocou Santa Catarina na elite do Brasileirão!
O Dourado garantiu o histórico acesso na Série B e colocou os mato-grossenses pela 1ª vez no atual formato. Sem falar que o Mato Grosso estava fora da elite nacional há 35 anos. Ainda no Centro-Oeste, o estado de Goiás se manteve presente com o Atlético Goianiense.

O recorde, enquanto isso, segue sendo do Sudeste com nove clubes, sendo cinco de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e dois de Minas Gerais. O Sul, por sua vez, passou a ter cinco clubes de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Já o Nordeste manteve seus quatro representantes, sendo dois do Ceará, um da Bahia e um de Pernambuco. A atual edição do Brasileirão ganhou dois estados em relação a 2020. O recorde atual supera a marca de dez estados em 2019. Com exceção de 2015 e 2016, que tiveram oito estados, todas as outras temporadas com 20 clubes ficaram com nove estados.

Nem mesmo quando os pontos corridos tiveram mais de 20 clubes, o Brasileirão foi tão diversificado como em 2021. Em 2003 e 2005, por exemplo, foram dez estados presentes, um a mais do que a temporada de 2004. O formato de pontos corridos foi criado há 18 anos.

Confira os clubes do Brasileirão Série A 2021 separados por regiões:

SUDESTE

São Paulo-SP
Palmeiras-SP
Santos-SP
Bragantino-SP
Corinthians-SP
Flamengo-RJ
Fluminense-RJ
Atlético Mineiro-MG
América Mineiro-MG

SUL

Internacional-RS
Grêmio-RS
Athletico Paranaense-PR
Chapecoense-SC
Juventude-RS

NORDESTE

Ceará-CE
Bahia-BA
Sport-PE
Fortaleza-CE

CENTRO-OESTE

Atlético Goianiense-GO
Cuiabá-MT