São Paulo - A Copa do Brasil encerrou a semana de abertura com 13 clubes classificados e dois jogos definidos pela Segunda Fase. Os outros duelos da Primeira Fase serão realizados nesta próxima semana. Ao todo serão 40 classificados e 20 jogos.
O Vitória foi o 1º clube a carimbar o passaporte em 2021 ao superar o sul-mato-grossense Águia Negra, por 1 a 0. O clube baiano, agora, medirá forças contra o capixaba Rio Branco que surpreendeu e eliminou o Sampaio Corrêa (2 a 1). O Vitória atuará em casa.Assim como na Primeira Fase, a Segunda Fase também será definida em partida única. Em caso de empate, pênaltis. Já o outro duelo conhecido será entre América de Natal, que terá o mando de campo, e Cruzeiro. Os potiguares despacharam o Real, do Distrito Federal (2 a 0). Já a Raposa sofreu diante do roraimense São Raimundo (1 a 1).
Além do quarteto, 4 de Julho-PI, Botafogo-RJ, Bahia-BA, Ponte Preta-SP, Juazeirense-BA, Paysandu-PA, Cianorte-PR, Luverdense-MT e Boavista-RJ também já garantiram presença na Segunda Fase da Copa do Brasil 2021.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2021 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Santos), o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras), o campeão da Copa do Nordeste (Ceará), o campeão da Copa Verde (Brasiliense) e o campeão da Série B (Chapecoense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.