São Paulo - Os argentinos Independente, Lanús e Arsenal, além do brasileiro Athletico Paranaense são, por enquanto, os únicos campeões presentes na Fase de Grupos da CONMEBOL Sul-americana, segundo levantamento do Sr. Goool. Outros dois vencedores, no entanto, poderão engrossar a lista.
O San Lorenzo, derrotado pelo Santos, por 3 a 1, na ida da Terceira Fase da Libertadores, poderá ficar com a Sula se não conseguir reverter a vantagem brasileira. O San Lorenzo foi o 1º campeão da Sul-americana em 2002. O Independiente, do Equador, por sua vez, saiu na frente do Grêmio (2 a 1).Campeão da Sula em 2019, o Del Valle só disputará o torneio se levar a virada dos gremistas na semana que vem. E o clube equatoriano poderá cair no Grupo H que tem outro campeão. O Lanús, campeão em 2013, enfrentará La Equidad-COL, Aragua-VEN e Independiente-EQU ou Grêmio.
Garantido mesmo está o Independiente, da Argentina, dono das conquistas de 2010 e 2017. Só o Rojo e o Boca Juniors acumulam mais de um título na Sul-americana. Cabeça de chave do Grupo B, o Independiente tem a seu lado Bahia, Guabirá-BOL e aguarda por Peñarol-URU ou Cerro Largo-URU. Campeão em 2007, o Arsenal aparece no Grupo C junto com Jorge Wilstermann-BOL - cabeça de chave -, Ceará e Bolívar-BOL ou Junior-COL.
Já o Furacão, que faturou o torneio em 2018, na última edição com jogos de ida e volta na final, está no Grupo D ao lado de Melgar-PER, Metropolitanos-VEN e Aucas-EQU, adversário da estreia.
San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015), Chapecoense (2016), Atlético Paranaense (2018), Independiente-EQU (2019) e Defensa y Justicia (2020) têm uma conquista cada.
Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com nove conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra dois do Equador e um de Chile, México, Peru e Colômbia.Regulamento:
Os 32 clubes serão divididos em oito grupos com quatro times cada. Após duelos de turno e returno dentro das próprias chaves, apenas os líderes avançarão ao mata-mata e pegarão os 3ºs colocados da Fase de Grupos da Libertadores.
Oitavas de final, quartas de final e semifinal serão disputadas em ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.
Confira os grupos da Sul-americana 2021:
Grupo A
Rosario Central-ARG
Huachipato-CHI
12 de Octubre-PAR
San Lorenzo-ARG ou Santos
Grupo B
Independiente-ARG
Bahia
Guabirá-BOL
Peñarol-URU ou Cerro Largo-URU
Grupo C
Jorge Wilstermann-BOL
Arsenal-ARG
Ceará
Bolívar-BOL ou Junior-COL
Grupo D
Athletico Paranaense
Melgar-PER
Aucas-EQU
Metropolitanos-VEN
Grupo E
Corinthians
Sport Huancayo-PER
River Plate-PAR
Fénix-URU ou Montevideo City Torque-URU
Grupo F
Newell's Old Boys-ARG
Palestino-CHI
Atlético Gianiense
Libertad-PAR ou Atlético Nadicnal-COL
Grupo G
Emelec-EQU
Tolima-COL
Talleres-ARG
Bragantino
Grupo H
Lanús-ARG
La Equidad-COL
Aragua-VEN
Independiente-EQU ou Grêmio