São Paulo - A Copa do Mundo de 1978 lembrou o Mundial anterior em alguns detalhes. A fórmula de disputa, a Holanda na final e o Brasil na briga pelo 3º lugar foram alguns destes pontos. Mas a Copa na Argentina também teve a inédita festa para os donos da casa. Os hermanos repetiram os feitos de, até então, Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966) e Alemanha (1974).
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1978!)
O primeiro título da Seleção Argentina em Copas do Mundo foi obtido com aproveitamento de 71,4%. Em sete jogos, os argentinos venceram quatro, empataram dois e perderam um. A Argentina também marcou 13 gols e sofreu quatro. Mas a conquista de 1978 não foi nada fácil.Os hermanos se classificaram na Primeira Fase apenas na vice-liderança do grupo, atrás da Itália. Na Segunda Fase, a classificação só veio com a goleada, por 6 a 0, sobre o Peru. Para manter a emoção, a Argentina conquistou o título na prorrogação, após empatar, por 1 a 1, com a Holanda, que já tinha encantado o mundo em 1974 com o Carrossel Holandês. Mário Kempes fez os dois gols da vitória, por 2 a 0. Kempes, aliás, foi o artilheiro do Mundial de 1978 com seis gols.
Rivais foram campeões com o mesmo aproveitamento e ainda ganharam vaga na Copa Sul-americana
Leia a notícia completaA Seleção Brasileira - após se classificar na vice-liderança do grupo que contava com Áustria, Espanha e Suécia - disputou e ganhou o 3º lugar contra a Itália. Os brasileiros venceram, por 2 a 1. O Brasil, aliás, teve o maior número de vitórias ao lado da Itália e da Argentina (4). Mas só os brasileiros saíram do Mundial invictos.
A Copa do Mundo de 1978 contou com 16 seleções e foi disputada entre 1º de junho e 25 de junho. Ao todo foram 38 jogos e 102 gols, sendo 79 dos mandantes e 23 dos visitantes. Média de 2,68 tentos por partida.
*Fonte: FIFA