Os 41 clubes serão divididos em sete grupos com cinco representantes cada e um com seis times. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA A PRIMEIRA FASE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto (na somatória de 180 minutos);
5 - Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6 - Menor número de cartões amarelos recebidos;
7 - Sorteio.
*Permanecendo o empate no confronto direto, o desempate será pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário.
*Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, não será aplicado o item 4º para efeito de desempate.
MATA-MATA:
A partir das oitavas de final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os confrontos das oitavas de final levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase.
Bloco I: os oito clubes classificados em primeiro lugar, em cada grupo;
Bloco II: os oito clubes classificados em segundo lugar, em cada grupo.
O primeiro do Bloco I enfrenta o oitavo do Bloco II (Grupo B1), o segundo do Bloco I joga contra o sétimo do Bloco II (Grupo B2), e assim sucessivamente.
"Os confrontos da Segunda Fase levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase, com cada bloco (I e II) sendo ordenado conforme a média de pontuação na Primeira Fase (a necessidade da média decorre do diferente número de clubes nos grupos).
Em caso de igualdade entre dois ou mais clubes na média de pontuação ao término da Primeira Fase, para efeito de definição dos confrontos da Segunda Fase, os
critérios de desempate serão:
a) Média de gols marcados na Primeira Fase;
b) Sorteio".
Os oito clubes classificados para a Terceira Fase formarão o Bloco III, cujo bloco será ordenado conforme a média de pontuação da soma das duas primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o oitavo (Grupo C1); o segundo enfrenta o sétimo (Grupo C 2), e assim sucessivamente. Os vencedores dos quatro grupos classificar-se-ão para a Quarta Fase.
Os quatro clubes classificados para a Quarta Fase formarão o Bloco IV, cujo bloco será ordenado conforme a média de pontuação da somas das três primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o quarto (Grupo D1) e o segundo enfrenta o terceiro (Grupo D2). Os vencedores de cada grupo classificar-se-ão para a Quinta Fase, a Fase Final (Grupo E), de onde sairá o campeão.
Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DO MATA-MATA:
1 - Maior saldo de gols;
2 - Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3 - Cobrança de pênaltis.
*Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, não será aplicado o item 2º para efeito de desempate.
MANDOS DE CAMPO:
1º) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
2º) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).
*Caso dois clubes tenham empatado nos dois critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio.
Baixe o regulamento