Os 20 clubes do Cariocão Série B1 serão divididos em dois grupos com dez participantes cada. Na Taça Santos Dumont (1º turno), os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA). Os confrontos serão em partida única e os líderes dos grupos terão a vantagem de jogar em casa e do empate. Na final, o mando de campo será sorteado e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Na Taça Corcovado (2º turno), os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA). Os confrontos serão em partida única e os líderes dos grupos terão a vantagem de jogar em casa e do empate. Na final, o mando de campo será sorteado e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Os campeões da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais da Série B1. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, as semifinais terão o campeão, assim como os três melhores por ordem da classificação geral (2º, 3º e 4º lugares).
As semifinais da Série B1 terão jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois melhores colocados decidirão em casa e terão a vantagem do empate. Na final, o dono da melhor campanha poderá decidir em casa, mas se houver igualdades, a decisão será nos pênaltis. Campeão e vice conquistarão o acesso para a elite do Cariocão. Já os três últimos colocados na somatória dos Grupos A e B (Taça Santos Dumont e Corcovado) serão rebaixados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias dentro do grupo;
2 - Maior saldo de gols, dentro do grupo;
3 - Maior número de gols pró, dentro do grupo;
4 - Confronto direto dentro do grupo;
5 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos em todo o campeonato;
6 - Sorteio.
Baixe o regulamento