Na Primeira Fase do Campeonato Cearense, os dez clubes se enfrentarão apenas em jogos de ida. Os oito primeiros colocados estarão garantidos nas quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados à Série B.
Nas quartas de final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados da Primeira Fase terão vantagem de decidir em casa. Mas em caso de empate em pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Na semifinal, a disputa prevê uma melhor de três, desde que nenhum clube vença os dois primeiros jogos. Se ao final da terceira partida, os clubes tiverem a mesma pontuação, a decisão será nos pênaltis. Nesta fase, os dois clubes com as melhores campanhas no geral, poderão atuar a segunda e a terceira partida em casa. O mesmo acontecerá na final.
O campeão e o vice terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2018. Já os dois melhores colocados no Estadual, sem vagas nas Séries A, B e C, estarão garantidos na Série D 2018.
*Após a divulgação da tabela, o Guarany foi rebaixado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) por não ter entregue "no prazo estabelecido pela Resolução da Presidência nº 03 a documentação exigida pela Lei nº 10.671/03, o que implica no descenso para a divisão inferior". O Ferroviário, 3º colocado na Série B, ficou com a vaga na elite estadual.
*Depois do rebaixamento do Guarany houve nova reviravolta no Cearense. O Guarany obteve liminar favorável e voltou à elite. O Ferroviário, porém, não perderá a vaga. O Ferrão ficará com o lugar do Alto Santo que desistiu do Estadual por ter tido problemas com o estádio.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Melhor saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.
Baixe o regulamento