São Paulo - França e Croácia se enfrentarão apenas pela segunda vez em Copas do Mundo. Mas pela segunda vez será em um momento crucial. O duelo de 2018 não apagará a importância de 1998, mas a final na Rússia irá se sobrepor à semifinal de 20 anos atrás. Franceses e croatas decidirão o título da Copa no próximo domingo, ao meio-dia (horário de Brasília), em Moscou.
A Seleção Francesa está em sua terceira final, enquanto os croatas decidem o título pela primeira vez. O maior momento dos rivais europeus em Copas havia sido em 1998. Há duas décadas, a França foi campeã pela primeira e, até aqui, única vez. A Croácia, por sua vez, tinha estreado naquele Mundial e chegado pela primeira vez à semifinal - acabou com o 3º lugar.França e Croácia, por sinal, se enfrentaram na semi em busca da vaga para a decisão. Os donos da casa levaram a melhor (2 a 1). Lilian Thuram fez os dois gols franceses no 2º tempo, enquanto o artilheiro Suker anotou para a Croácia. De lá para cá, a França foi vice-campeã em 2006, enquanto a Croácia sequer passou da fase de grupos.
Finalistas!
Média de gols ao longo das decisões dos Mundiais supera os três tentos por confronto
Leia a notícia completaOs croatas estão apenas pela 5ª vez no torneio da FIFA. A Croácia acumula 22 jogos com 11 triunfos, sendo quatro em 2018, quatro empates e sete derrotas, além de 33 gols marcados e 22 tentos sofridos. Após vencer Argentina, Nigéria e Islândia no Grupo D, a Seleção Croata eliminou, nos pênaltis, a Dinamarca nas oitavas de final e a anfitriã Rússia nas quartas de final, além dos ingleses nas semifinais.