Minas Gerais - Atlético Mineiro e Botafogo farão a inédita final da edição 2024 da Libertadores, no sábado, 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Segundo levantamento do Sr. Goool, esta será a sexta final brasileira do principal torneio da América do Sul. E mais! O Brasil irá faturar seu sexto título seguido na Liberta.
Se o Atlético Mineiro jogará sua segunda decisão e buscará o segundo título após ganhar em 2013, o Botafogo quer o primeiro título em sua primeira final. O Galo despachou o River Plate - 3 a 0 em casa e 0 a 0 em Buenos Aires -, enquanto o Fogão não deu chances ao Peñarol - 5 a 0 em casa e derrota por 3 a 1 em Montevidéu. Os clubes brasileiros tomaram conta da Libertadores no século XXI.A primeira final verde e amarela foi vencida pelo São Paulo em cima do Athletico Paranaense em 2005. No ano seguinte, o Internacional levou a melhor sobre o São Paulo. No duelo paulista de 2020, o Palmeiras foi campeão em cima do Santos. O Verdão garantiu o bi, em 2021, contra o Flamengo. Em 2022, o Mengo bateu o Athletico Paranaense.
Peixe precisa de uma vitória e um empate para voltar à elite do Brasileirão
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 23, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional-COL. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.