São Paulo - As oitavas de final da Copa do Mundo foram encerradas nesta terça-feira em grande estilo. Os oito jogos contabilizaram 28 gols. Média de 3,50 tentos por partida. Como comparação, a média geral do Qatar 2022 é de 2,64 por jogo. São 148 bolas nas redes em 56 confrontos.
Nas quartas de final serão cinco seleções da Europa, duas da América do Sul e uma da África. Entre os postulantes ao título, Argentina, Brasil, Inglaterra e França - atual campeã - já deram a volta olímpica. O surpreendente Marrocos, por sua vez, disputará a próxima fase pela primeira vez na história.Não teremos jogos inéditos nas quartas de final. Croácia e Brasil, que abrirão as quartas de final na sexta-feira, às 12 horas (horário de Brasília), vão duelar pela terceira vez em Copas. Em 2006, pela 1ª rodada, o Brasil venceu a Croácia, por 1 a 0. O gol foi marcado por Kaká. Na estreia da Copa de 2014, a Seleção Canarinho fez 3 a 1, com gols de Neymar (2) e Oscar. Marcelo fez gol contra para os croatas.
Até mesmo entre os continentes, a América do Sul leva vantagem sobre a Europa
Leia a notícia completaZebra?
No sábado, às 12 horas, Marrocos e Portugal lutarão por uma vaga na semifinal. Os rivais já estiveram frente a frente em Copas duas vezes. Os marroquinos levaram a melhor em 1986, com o triunfo por 3 a 1. O troco português veio em 2018, com a vitória por 1 a 0. Cristiano Ronaldo anotou o gol. Se Marrocos nunca chegou à semi, Portugal está fora desde 2006.
Duelo de campeões!
As quartas de final serão encerradas no sábado, às 16 horas, com o duelo de campeões entre Inglaterra e França. Os franceses podem ser os atuais campeões, mas os ingleses têm 100% no confronto. A Inglaterra venceu, em 1966, por 2 a 0, e em 1982, por 3 a 1. Os dois jogos foram na fase de grupos da Copa do Mundo.