|
|
Rio de Janeiro - Uma semana gloriosa. O Botafogo fez história ao conquistar a inédita Libertadores no sábado e, uma semana depois, encerrou jejum de 30 anos ao abocanhar o Campeonato Brasileiro da Série A. Neste domingo, diante da torcida no Nilton Santos, o Fogão fez sua parte, venceu o desinteressado São Paulo, por 2 a 1, pela 38ª e última rodada e, enfim, comemorou o título do Brasileirão.
O Botafogo foi campeão com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, vice-campeão. O título foi confirmado com 23 vitórias (12 em casa e 11 fora), 10 empates (5 como mandante e 5 como visitante) e 5 derrotas (2 em seus domínios e três fora), além de 59 gols a favor e 29 tentos tomados. Aproveitamento de 69,3%. O título ainda rendeu vaga ao Fogão na Supercopa do Brasil. O Botafogo vai encarar o rival Flamengo, campeão da Copa do Brasil.O Botafogo tem o maior número de vitórias, o menor número de derrotas e a melhor defesa do Brasileirão. Foram 22 rodadas na liderança. Campeão do turno (70,2%), o Glorioso tem a 2ª melhor campanha em casa (71,9%), a melhor campanha como visitante (66,7%) e a melhor campanha do returno (68,4%).
Botafogo se tornou o 12º brasuca a soltar o grito entalado na garganta no torneio
Leia a notícia completaO Rio de Janeiro passa a ter três campeões nos pontos corridos. Flamengo e Fluminense já haviam conquistado o título no formato. O Botafogo ainda entrou para a seleta lista de campeões da Libertadores e do Brasileirão na mesma temporada. O Santos fez dobradinha em 1962 e 1963. Já o Flamengo garantiu os títulos em 2019.
Sem tempo para festejar, o Botafogo foca na disputa da Copa Intercontinental. Na quarta-feira, o campeão da Libertadores e do Brasileirão vai encarar p Pachuca-MEX, às 14 horas (horário de Brasília), em Doha. O vencedor pegará o Al Ahly-EGI.