Alagoas - ASA e Ceará, que se enfrentarão, neste domingo, às 16 horas, em Arapiraca, jamais chegaram à final da Copa do Nordeste. Mas as semelhanças param por ai. O clube cearense é bem mais experiente do que o rival alagoano.
Nem cearenses e, muito menos, paraibanos chegaram à final do torneio regional
Leia a notícia completaEm 1998, o Ceará foi segundo colocado na primeira fase, mas logo depois amargou o terceiro lugar no Grupo F e caiu fora. Nas temporadas de 1999, 2000, 2001 e 2002, o Ceará foi eliminado logo de cara. Em 2003, o time até passou pelo Corinthians-AL, mas caiu diante do Fluminense. E na temporada passada, o sexto lugar eliminou o Vovô ainda na primeira fase.
Atual vice-campeão alagoano, o ASA participou apenas uma vez da competição e ainda ficou na lanterna do Grupo B, sendo eliminado já na primeira fase de 1994.
Campanhas!
O Ceará também mostrou sua força nas quartas-de-final ao eliminar o maior vencedor da Copa do Nordeste. O Vitória ainda venceu, em Fortaleza, por 2 a 0, mas o triunfo, em Salvador, por 4 a 1, garantiu o Ceará na próxima fase. Antes, o Ceará se classificou na primeira fase apenas na rodada final e na vice-liderança do Grupo A, com dez pontos. O Vozão terminou com três triunfos (dois em casa, com aproveitamento de 66,7%, e um fora, 33,3%), um empate fora e duas derrotas - uma em casa e outra fora. O Ceará também fez seis gols e sofreu cinco.
O clube alagoano, por sua vez, fez nove pontos na primeira fase, sendo três vitórias (duas em casa, com aproveitamento de 66,7%, e uma fora, com 33,3%) e três derrotas (uma em casa e duas fora). O ASA anotou seis gols e sofreu cinco. Pelas quartas-de-final, o ASA eliminou o ABC ao empatar sem gols, em casa, e triunfar, em Natal, por 2 a 1.
Campeões!
O Estado da Bahia é o que mais se prepara para a Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória - atual campeão. O rival Bahia, assim como o Sport, soma dois. Enquanto isso, o América-RN já gritou "é campeão" em uma oportunidade.
Regulamento:
Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, vão se classificar os dois melhores de cada chave. Nas quartas-de-final, semifinal e final, a disputa será por mata-mata. Em caso de empate no mata-mata, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior números de gols a favor no campo do adversário e pênaltis.