Alagoas - O ASA foi apresentado ao futebol nacional em 2002, quando surpreendeu ao eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil. De lá para cá, o clube alagoano foi quatro vezes campeão estadual (2003, 2005, 2009 e 2011), vice da Série C (2009) e vice da Copa do Nordeste (2012). Os tempos de glória, no entanto, ficaram no passado. As decepções aumentaram e transformaram o ASA em um Fantasma que, nesta sexta-feira, foi enxotado para a Série D do Campeonato Brasileiro. O rebaixamento na Série C foi confirmado com uma rodada de antecedência após o empate sem gols ante o Botafogo pelo Grupo A.
E não pense que um ex-clube da Série B e com passagem pela Série C terá vida fácil na Série D. Pelo contrário! América de Natal e Portuguesa, só para citar os exemplos mais recentes, também foram degolados pela primeira vez à última divisão nacional e não tiveram êxito na briga pelo acesso. Episódios que deverão servir de lição para o clube alagoano.Falando em Alagoas, por sinal, essa é a primeira vez que um clube do estado amargou o descenso desde que as divisões do Brasileirão passaram a ser quatro em 2009. Em compensação, o Nordeste manteve a rotina de queda. Já são 12 rebaixamentos em nove anos. Em todas essas edições da Série C, ao menos, um nordestino desceu para o último escalão nacional.
Sem vencer há três jogos, Coxa está a apenas um ponto da zona de rebaixamento do Brasileirão
Leia a notícia completaComo se tudo isso não bastasse, o ASA ainda tem o menor número de vitórias e o pior ataque. A campanha geral do clube de Arapiraca contabiliza dois triunfos como mandante, sete empates (três empates e quatro fora) e oito derrotas (três diante da torcida e cinco como visitante), além de dez gols a favor e nada menos do que 21 tomados. Aproveitamento de apenas 25,5%.
No sábado, 9 de setembro, o lanterna ASA cumprirá tabela contra o Confiança, às 19h30, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela 18ª e penúltima rodada do Grupo A da Série C.
Confira todos os clubes rebaixados na Série C:
2009
Sampaio Corrêa-MA, Mixto-MT, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC
2010
Alecrim-RN, Juventude-RS, Gama-DF e São Raimundo-PA
2011
Campinense-PB, Marília-SP, Brasil-RS e Araguaína-TO
2012
Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG
2013
Brasiliense-DF, CRAC-GO, Grêmio Barueri-SP, Baraúnas-RN e Rio Branco-AC
2014
São Caetano-SP, Treze-PB, CRAC-GO e Duque de Caxias-RJ
2015
Águia-PA, Madureira-RJ, Caxias-RS e Icasa-CE
2016
América de Natal-RN, Portuguesa-SP, Ríver-PI e Guaratinguetá-SP
2017
Mogi Mirim-SP e ASA-AL