Santa Catarina - O Almirante tentará escapar do Tubarão para chegar ao Avaí e se deliciar com a Figueira. Calma! Não é nenhum conto das profundezas do mar. É apenas o Campeonato Catarinense e seus clubes que iniciarão a disputa pelo título de 2017 já neste sábado. E a abertura do Estadual de Santa Catarina terá o clássico entre interior e capital. O Criciúma receberá o Avaí no Heriberto Hulse, às 17 horas.
Da mesma forma que este Avaí é sem "h", as figueiras nada mais são do que o Figueirense. A estreia do maior campeão estadual será ante o Brusque, também no sábado, às 19h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Mas todos estarão de olho nos duelos de domingo, principalmente, aquele marcado para Chapecó.A Chapecoense começará a defesa do título contra o Inter de Lages. Reconstruída, mas ainda com dor pelo acidente que vitimou quase todo o seu time, a Chape tentará o seu primeiro bicampeonato. E o dia nobre da bola também terá duas novidades. O Almirante Barroso, que tem o escudo parecido ao do Corinthians, ficará frente a frente ante o Joinville, na seca desde 2001. Já o Tubarão tentará abocanhar o Metropolitano.
Regulamento: Enquanto isso, a Desportiva Ferroviária tentará o bicampeonato que não vem desde a década de 80Capixabão 2017 será aberto pelo Vitória que não vence há oito jogos na elite estadual
Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Mas se os turnos tiverem campeões diferentes, haverá uma final entre estes times para definir o vencedor de 2017. Neste caso, o dono da melhor campanha na somatória do turno e do returno terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.
Se não houver a possibilidade da realização da final com dois jogos por falta de datas, o título será definido em partida única. Nesta hipótese será considerado campeão o clube vencedor do jogo único. Em caso de empate, o campeão será o dono da melhor campanha, ou seja, o mandante desta partida única.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2018. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2018.