Sergipe - O Amadense Esporte Clube fez história no Campeonato Sergipano ao conquistar o inédito título da Taça Governo do Estado de Sergipe. Após se classificar na vice-liderança do Grupo B, o Leão do Rio Real despachou o Socorrense nas semifinais (2 a 0) e garantiu o título em cima do Itabaiana com vitória, por 1 a 0, fora de casa, e empate, por 2 a 2, no último domingo. Além da conquista, o Amadense ainda garantiu vaga na Copa do Brasil 2015.
Aos 32 anos, o clube de Tobias Barreto estava fora da elite desde 2007, quando foi rebaixado. Mas agora, o retrospecto joga a favor do Amadense. O Campeonato Sergipano, em 2009, adotou a fórmula de disputa - que impera até hoje - com duas fases. Em caso de vencedores diferentes, haveria ainda uma final com os dois campeões. Ao longo destes cinco anos, todos os clubes que venceram a Primeira Fase, sagraram-se campeões estaduais.
Mas vencer o Estadual não será nada fácil. A próxima fase, além dos clubes que disputaram a Taça Governo do Estado do Sergipe, terá a presença de Confiança e Sergipe, representantes do estado na Copa do Nordeste. Após jogos de ida e volta - todos contra todos -, os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Nesta fase e na final serão duas partidas. Já os dois piores clubes na fase Classificatória serão rebaixados.Grata surpresa!
Mas não foi apenas no Sergipe que um clube fez história. O Globo Futebol Clube, fundado em 2012, conquistou o inédito título da Copa FNF do Campeonato Potiguar, além da vaga na Copa do Brasil 2015. Líder do Grupo A, a Águia fez a final contra o Baraúnas. Após empates, por 0 a 0, em casa, e 1 a 1, fora, o Globo deu a volta olímpica com o triunfo nos pênaltis, por 2 a 0.
Profissionalizado em 2012, o clube paraibano jamais venceu uma partida
Leia a notícia completaOutros Estaduais também tiveram campeões. O Salgueiro, por exemplo, abocanhou o título do 1º Turno no Campeonato Pernambucano. Na estreia do 2º Turno, já com as presença de Náutico, Santa Cruz e Sport - representantes do estado na Copa do Nordeste -, o Carcará fez 2 a 1 no Porto.
No Campeonato Baiano não houve troféu, mas o campeão simbólico da Primeira Fase foi o Serrano. Enquanto isso, na Taça Aclep do Campeonato Paraense, o Independente foi o vencedor simbólico.