Amazonas - O Campeonato Amazonense será mais um Estadual a colocar a bola para rolar neste final de semana, mais precisamente no sábado. A edição 2018 será aberta com a reedição da final do ano passado entre Nacional e Manaus. O atual campeão, por sinal, defenderá invencibilidade de dez partidas. Mas o Naça pode se animar pelo fato de ter sido o último algoz do Manaus. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos.
Nacional e Manaus ficarão frente a frente neste sábado, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. O Gavião do Norte não só iniciará sua defesa de título, como tentará aumentar a série positiva que começou em 22 de abril do ano passado. De lá para cá foram seis vitórias e só quatro empates. Na final, aliás, o Manaus venceu a primeira sobre o Nacional, por 1 a 0, e deu a volta olímpica com empate, por 1 a 1.Mas o Naça foi o último clube a vencer o Gavião. Em 19 de abril, o Nacional enfiou 4 a 2 no Manaus pela 8ª rodada da Primeira Fase. A rodada inaugural da atual temporada ainda terá o reencontro entre Manicoré e São Raimundo. A dupla obteve o acesso na Série B. O caso do Tufão, por sinal, é interessante. O São Raimundo foi rebaixado, sem nenhuma vitória, em 2017 e, na mesma temporada, obteve o acesso com direito a título na Série B.
Penarol e Rio Negro, enquanto isso, jogarão no domingo, em Itacoatiara. A 1ª rodada só será encerrada em 31 de janeiro. Por conta de compromissos na Copa Verde, o Princesa do Solimões teve seu duelo com o Fast Clube no Estádio Gilbertão, em Manacapuru, adiado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Edição 2018 ainda terá clube que não comemora uma vitória desde a edição de 2013
Leia a notícia completaOs campeões do turno e do returno farão a final do Estadual em partida única. Em caso de empate haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, haverá pênaltis. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão amazonense. O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2019. Já os dois piores colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados à Série B.