Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025
 
Em 16 de maio de 2014 às 00:01

Após 22 anos, Libertadores volta a ter semifinais sem campeões

Duelos das semifinais serão entre Nacional-PAR e Defensor-URU, além de San Lorenzo-ARG e Bolívar-BOL

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores, após 22 anos, volta a ter nas semifinais quatro clubes que jamais foram campeões do torneio sul-americano. Nacional-PAR e Defensor Sporting-URU farão um dos confrontos do mata-mata, enquanto San Lorenzo-ARG e Bolívar-BOL se enfrentarão do outro lado da chave. Os dois últimos campeões (Atlético Nacional e Cruzeiro) caíram nas quartas-de-final.

A última vez que a Libertadores contou com apenas novatos nas semifinais foi em 1992. Na oportunidade, o São Paulo conquistaria seu primeiro título. Newell's Old Boys-ARG, América de Cáli-COL e Barcelona-EQU completaram as semifinais naquela oportunidade.

 Pela terceira vez consecutiva, Libertadores terá campeão inédito!
Entre todas estas edições analisadas pelo Sr. Goool, o melhor desempenho aconteceu em 2009. Aquela edição do torneio mais importante da América do Sul contou com quatro campeões nas semifinais. O Estudiantes-ARG foi o grande vencedor ao superar o Cruzeiro. Grêmio e Nacional-URU também estiveram nas semifinais.

Em 1995, 1997, 2003, 2004, 2007 e 2011 o desempenho também foi animador com três campeões em cada uma das edições mencionadas. Mas nas últimas duas temporadas, os vencedores estiveram tímidos. No ano passado, apenas o Olímpia deu o ar da graça, enquanto Boca Juniors e Santos apareceram em 2012.

Não por acaso, nas últimas duas temporadas, a Libertadores teve campeão inédito. O Corinthians faturou o título em 2012, enquanto o Atlético Mineiro deu a volta olímpica em 2013. Na atual temporada, o torneio terá mais um campeão inédito, o 25º clube a entrar na seleta galeria de vencedores. Esta também será a primeira vez na história que a Libertadores terá três campeões inéditos em sequência.

A Edição 2014, por sinal, começou bastante alternativa. Para se ter uma ideia, apenas oito dos 32 clubes da atual Libertadores já haviam sido campeões. Peñarol-URU, Nacional-URU, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro, Vélez Sarsfield-ARG e Atlético Nacional-COL foram os campeões que ficaram no meio do caminho na Libertadores 2014.

Detalhes!

Futebol brasileiro e os casos em que há mais torcedor no borderô do que nas arquibancadas

Enquanto não houver fiscalização, borderôs e arquibancadas andarão em lados opostos no futebol brasileiro

Leia a notícia completa
Outros detalhes chamaram a atenção no torneio. Desde 1991, o Brasil não ficava sem clubes nas semifinais. Naquela oportunidade, Corinthians - oitavas-de-final - e Flamengo - quartas-de-final - caíram antes da hora.

A Bolívia, por outro lado fez história. Jamais um clube do país havia ido tão longe. O Bolívar está nas semifinais. Todos os quatro clubes das semifinais, aliás, jamais chegaram à final.

Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira os campeões nas semifinais da Libertadores:

1993
São Paulo

1994
São Paulo e Olímpia-PAR

1995
Grêmio, Atlético Nacional-COL e River Plate-ARG

1996
River Plate-ARG e Grêmio

1997
Cruzeiro, Colo Colo-CHI e Racing Club-ARG

1998
River Plate-ARG

1999
River Plate-ARG

2000
Boca Juniors-ARG

2001
Boca Juniors-ARG e Palmeiras

2002
Olímpia-PAR e Grêmio

2003
Boca Juniors-ARG, Santos e Independiente-ARG

2004
Boca Juniors-ARG, São Paulo e River Plate-ARG

2005
São Paulo e River Plate-ARG

2006
São Paulo

2007
Boca Juniors-ARG, Grêmio e Santos

2008
Boca Juniors-ARG

2009
Estudiantes-ARG, Cruzeiro, Grêmio e Nacional-URU

2010
Internacional e São Paulo

2011
Santos, Peñarol-URU e Vélez Sarsfield-ARG

2012
Boca Juniors-ARG e Santos

2013
Olímpia-PAR

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2025 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2025 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool