Santa Catarina - Presente em todas as rodadas no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense poderá conquistar o acesso à elite nacional nesta terça-feira. O clube catarinense terá que vencer o Paraná e torcer por tropeços de, ao menos, dois destes três clubes - Icasa, Avaí e Ceará. (Projete os resultados da Série B no Simulador Sr. Goool!)
A Chape também poderá subir com um empate, mas neste cenário, Icasa, Avaí e Ceará teriam que perder, além de que Figueirense, Joinville e América Mineiro teriam que tropeçar na 35ª rodada. O embate da Chapecoense diante do Paraná será nesta terça-feira, às 19h30, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba.
Vice-líder com 62 pontos, a Chapecoense - em caso de acesso - será o quarto clube de Santa Catarina a subir para a elite do Brasileirão durante os pontos corridos. O Avaí, em 2008, foi o primeiro representante catarinense a atingir este feito. Em 2010, o Figueirense subiu com direito a vice-campeonato. O mesmo aconteceu com o Criciúma no ano passado.Último tento anotado pelo Tricolor foi no longínquo 20 de outubro durante o empate contra o Inter
Leia a notícia completaE logo na primeira temporada de Série D, a Chape conquistou o acesso com a 3ª melhor campanha. Para chegar à última divisão nacional, a Chapecoense foi vice-campeã estadual - perdendo apenas para o Avaí, único integrante catarinense na Série A naquela temporada. Nos dois anos seguintes, o clube catarinense se manteve na Série C. Em 2010, a Chape ficou no 7º lugar e, em 2011, bateu na trave com a 5ª colocação.
Mas no ano passado, a Chapecoense não pisou na bola e subiu para a Série B em 3º lugar. Não satisfeito, o Verdão está prestes a conquistar o acesso à Série A do Brasileirão. Bem no Nacional e bem no Estadual. Durante esse período de afirmação e sucesso no Brasileirão, a Chapecoense ainda foi campeã catarinense, em 2011, e vice em 2013.
Em 2013, o Palmeiras já conquistou o acesso e está a um ponto do título da Série B. Hoje, Sport, com 56 pontos, e Icasa, com 53, completam o G4.
Confira os clubes que subiram na Série B de pontos corridos:
2006
Atlético Mineiro-MG
Sport-PE
Náutico-PE
América de Natal-RN
2007
Coritiba-PR
Ipatinga-MG
Portuguesa-SP
Vitória-BA
2008
Corinthians-SP
Santo André-SP
Avaí-SC
Grêmio Barueri-SP
2009
Vasco-RJ
Guarani-SP
Ceará-CE
Atlético Goianiense-GO
2010
Coritiba-PR
Figueirense-SC
Bahia-BA
América Mineiro-MG
2011
Portuguesa-SP
Náutico-PE
Ponte Preta-SP
Sport-PE
2012
Goiás-GO
Criciúma-SC
Atlético Paranaense-PR
Vitória-BA
2013
Palmeiras-SP