Paraná - O Athletico Paranaense fez história ao garantir o inédito título da CONMEBOL Sul-americana. A conquista foi em cima do colombiano Junior e ainda registrou o melhor aproveitamento entre os campeões brasileiros, segundo levantamento do Sr. Goool. O Rubro-negro se tornou o 15º vencedor diferente do torneio e o 4º verde e amarelo, se juntando a Internacional, São Paulo e Chapecoense.
A caminhada do Athletico Paranaense começou na Primeira Fase contra o argentino Newell's Old Boys. Peñarol-URU, Caracas-VEN, Bahia e Fluminense também foram eliminados pelo Rubro-negro. A campanha do Furacão teve oito vitórias (quatro em casa e quatro fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas (uma como mandante e outra como visitante), além de 21 gols a favor e sete tentos tomados. Aproveitamento de 72,2%.O primeiro brasileiro a levantar a Sul-americana foi o Inter em 2008. O Colorado deu a volta olímpica de forma invicta. Foram cinco vitórias e cinco empates. Desempenho de 66,7%. Este foi o mesmo desempenho do São Paulo, campeão em 2012. O Tricolor paulista também festejou sem derrota - cinco triunfos e cinco igualdades.
Já a conquista da Chapecoense, em 2016, teve aproveitamento modesto de 41,7%. A Chape não disputou as duas partidas da final por conta do trágico acidente aéreo com sua delegação. O Atlético Nacional abriu mão da disputa pelo título. A campanha do clube catarinense registrou duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Três clubes chegaram a 70 mil torcedores; Barcelona obteve a melhor média de público
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Libertadores, a Recopa Sul-americana e a Copa Suruga.