São Paulo - A UEFA Champions League encerrou a fase de grupos, na última quarta-feira, com média de 46.129 pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool. O público total superou os quatro milhões de torcedores (4.382.262). Classificado às oitavas de final, o Barcelona garantiu a liderança do ranking (76.571).
Outros dois clubes que avançaram também chegaram a 70 mil fãs. O Manchester United ficou com a vice-liderança (73.464), enquanto o Bayern de Munique completou o Top 3 (70.000). O Borussia Dortmund, por sua vez, teve que se contentar com o 4º lugar. O clube alemão tem a melhor marca da Europa em campeonatos nacionais, superando os 80 mil espectadores, mas na UCL parou em 66.099 apaixonados.A Internazionale, por sua vez, quebra a sequência de clubes garantidos no mata-mata. O representante de Milão garantiu vaga apenas para a UEFA Europa League, mas ainda assim obteve média de 65.857 fanáticos, no 5º lugar. Já o dono da melhor campanha da Primeira Fase aparece no modesto 24º lugar.
Lá dentro!
O Porto fechou os três primeiros duelos em casa com média de 39.643 torcedores. Em campo, no entanto, o Dragão colocou fogo em todos os rivais. O clube português se classificou na liderança do Grupo D e invicto. Foram cinco vitórias e só um empate. Aproveitamento de 88,9%. Como comparação, o atual campeão Real Madrid não passou de 66,7%, com quatro triunfos e duas derrotas.
Enquanto estes são os invictos, o Porto aparece como o clube que mais venceu (cinco vezes). Já o PSG, de Neymar, Mbappé, Cavani e cia., detém o melhor ataque. O sistema ofensivo do clube francês balançou as redes adversárias em 17 oportunidades. Média de 2,83 tentos por confronto. Por fim, o Borussia Dortmund sofreu só dois gols e obteve a melhor defesa. Média de 0,33 por jogo.
Furacão fez a festa na lotada Arena da Baixada e garantiu vagas na Libertadores, Recopa e Copa Suruga
Leia a notícia completaCampeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid que aumentou sua vantagem ao chegar a 13 conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Juventus, Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 18 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.