São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará os confrontos da Primeira Fase da edição 2019 nesta quinta-feira, às 20 horas. Serão 80 clubes e 40 jogos. O Sr. Goool, para entrar no clima do torneio nacional, disponibiliza aos torcedores internautas, nesta quarta-feira, todas as edições do século XXI. Tabelas, estatísticas e histórico dos campeões de 2001 para cá já estão liberados no site. (Mude o select do ano no menu "campeonatos" e escolha a edição que deseja relembrar!)
Ao longo destes 18 anos, a Copa do Brasil teve surpresas e campeões inéditos. Santo André (2004) e Paulista (2005), por exemplo, calaram o Maracanã e foram campeões em cima de Flamengo e Fluminense, respectivamente. Além da dupla paulista, Fluminense (2007), Sport (2008), Santos (2010), Vasco (2011) e Atlético Mineiro (2014) foram campeões pela primeira vez.Grêmio (2001 e 2016), Corinthians (2002 e 2009), Cruzeiro (2003, 2017 e 2018), Flamengo (2006 e 2013) e Palmeiras (2012 e 2015) também faturaram o torneio nacional. A Raposa se tornou a primeira bicampeã da Copa BR e ainda assumiu a liderança isolada de títulos.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Ingleses terão quatro clubes no mata-mata, um a menos em relação a edição passada da UCL
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G7 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense), o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.