São Paulo - Com a vitória, por 2 a 1, em pleno Estádio do Morumbi, pela Libertadores, o Atlético Mineiro igualou justamente a façanha do São Paulo. Agora, apenas mineiros e paulistas triunfaram sobre rivais brasileiros, fora de casa, na primeira partida das oitavas-de-final.
Ronaldinho Gaúcho, de cabeça, e Diego Tardelli - formado nas categorias de base do São Paulo - viraram o jogo para o Galo. Jadson abriu o marcador para o Tricolor que ainda teve o zagueiro Lúcio expulso na primeira etapa. O Atlético se classificará com empate ou até derrota, por 1 a 0. Ao São Paulo resta vitória por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por um tento de diferença, terá que marcar três em Minas Gerais.
Outra boa notícia é que o Coritinthians derrotou o mesmo Emelec nas oitavas e depois foi campeão
Leia a notícia completaA situação fica ainda melhor para o Atlético Mineiro. Sem contar o confronto entre Galo e São Paulo, foram seis duelos de brasucas nas oitavas-de-final com quatro classificações dos clubes que fizeram o segundo jogo diante de sua torcida e duas daqueles que decidiram como visitante.
A partida de volta, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, será na próxima quarta-feira, às 22 horas. O vencedor irá encarar o classificado do duelo entre Tijuana e Palmeiras. Na primeira partida, mexicanos e brasileiros empataram sem gols.
Confira os duelos de brasileiros nas oitavas-de-final da Libertadores:
*Clubes classificados
2005
Palmeiras 0 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
2006
Palmeiras 1 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
2007
São Paulo 1 x 0 Grêmio*
Grêmio 2 x 0 São Paulo
2009
Palmeiras* 1 x 0 Sport
Sport 1 x 0 Palmeiras
2010
Flamengo* 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Flamengo
2012
Internacional 0 x 0 Fluminense*
Fluminense 2 x 1 Internacional
2013
São Paulo 1 x 2 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro x São Paulo