Piauí - O Altos fez história no ano passado ao se sagrar campeão pela primeira vez do Campeonato Piauiense. O clube do interior abrirá a edição 2018, neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Albertão, em Teresina, contra sua maior vítima. O Piauí jamais venceu o rival desde quando o Jacaré chegou à elite em 2016. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador.
Sem falar que a caminhada do título do Altos começou com vitória sobre o próprio PEC. No ano passado, na capital, mas no Lindolfo Monteiro, o Altos fez 3 a 2 no Piauí. Os rivais voltariam a se enfrentar no returno e, novamente, o Jacaré abocanhou o rival (2 a 1). A superioridade do Altos ante o Piauí, contudo, começou um ano antes.Na primeira partida em que enfrentou o PEC, o Altos venceu, por 2 a 0, no Albertão, em 13 de fevereiro de 2016. Em casa, o clube do interior voltou a triunfar (1 a 0). Naquela oportunidade, os rivais ainda se enfrentaram na semifinal da Taça Cidade de Teresina (equivalente ao 2º turno). Sem problemas, o Altos fez 3 a 1 fora de casa e 4 a 2 diante da torcida.
A 1ª rodada do Piauiense 2018 ainda terá outros dois jogos. O Estádio Albertão, por sinal, terá rodada dupla. Após Piauí e Altos, o Ríver receberá o 4 de Julho, às 19 horas. O Ríver é o maior campeão do estado com 30 conquistas, sendo a última em 2016. Já o rival de Piripiri tem três voltas olímpicas. A última foi em 2011. Por fim, o Parnahyba medirá forças conta o Flamengo, às 17 horas, no Verdinho, em Parnaíba.
Último tropeço do Manaus no Estadual foi justamente para o vice-campeão Nacional
Leia a notícia completaNas semifinais serão duelos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois melhores colocados na Classificatória poderão decidir em casa e ainda ter a vantagem de empate nos pontos ganhos e saldo de gols.
A final também será em partidas de ida e volta. Em caso de empate nos pontos ganhos e saldo de gols, o finalista com a melhor campanha, entre a Classificatória e a semifinal, será declarado campeão.
O campeão piauiense 2018 terá vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileirão de 2019. O vice-campeão, por sua vez, terá vagas na Copa do Brasil e na Série D.