São Paulo - O Mundial de Clubes 2016 terá início, nesta quinta-feira, às 8h30 (horário de Brasília), em Yokohama, com cobertura total do Sr. Goool. O Auckland, da Nova Zelândia, e figurinha carimbada no torneio da FIFA, irá encarar o Kashima Antlers, dono da casa. O problema para o representante da Oceania é o fraco desempenho contra rivais do Japão.
O Auckland, em três oportunidades, enfrentou clubes japoneses e foi derrotado todas as vezes. Em 2011, o Kashiwa Reysol venceu, por 2 a 0. Na temporada seguinte, o algoz foi o Sanfrecce Hiroshima (1 a 0). No ano passado, o mesmo Sanfrecce Hiroshima eliminou o time neozelandês, por 2 a 0.Mas o Auckland também tem motivos para se orgulhar. Em 2014, como não pegou rival do Japão, o clube da Oceania foi longe. Naquela oportunidade, o Auckland eliminou o Moghreb Tétouan, do Marrocos, nos pênaltis pelo Playoff, e passou pelo Sétif, da Argélia, nas quartas de final. O clube só foi eliminado nas semifinais pelo San Lorenzo, mas garantiu o 3º lugar ao bater o Cruz Azul nas penalidades máximas.
Ao todo, o Auckland acumula oito participações. Campeão da J-League, o Kashima Antlers, por sua vez, irá debutar no torneio. O mesmo acontece com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, justamente o adversário de Auckland ou Kashima Antlers nas quartas de final. Do outro lado da chave estarão Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul, pela segunda vez no Mundial, e América, do México, pela terceira vez.
Atlético Paranaense e Botafogo só dependem das suas forças; Corinthians terá que vencer e secar rivais
Leia a notícia completaRegulamento:
O Mundial de Clubes conta com sete clubes, sendo seis campeões de cada um dos continentes, além de um representante do país-sede (Japão). Todos os jogos são no sistema de eliminatória.
Antes das quartas de final, haverá um playoff entre o representante do país-sede e o campeão da Oceania. Os campeões da América do Sul e da Europa entram apenas nas semifinais.