Santa Catarina - O Avaí, ao empatar com o Grêmio, por 2 a 2, na Ressacada, em Florianópolis, no último domingo, voltou para a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Com exceção do lanterna Atlético Goianiense, nenhum outro clube da elite nacional passou tanto tempo entre os quatro piores colocados na edição 2017 como o Leão catarinense. Sem falar que o Avaí não ficava tantas rodadas na zona de rebaixamento desde a queda de 2011.
Segundo levantamento do Sr. Goool, o Avaí já acumula 25 de 31 rodadas na degola do Brasileirão. O Atlético Goianiense é o recordista com 30 rodadas. O representante de Florianópolis chegou a ficar entre a 5ª e a 22ª rodada na zona do medo. No 18º lugar, o Avaí acumula 35 pontos, mesma pontuação do primeiro rival fora da zona do rebaixamento. São oito vitórias (três em casa e cinco fora), 11 empates (nove como mandante e dois como visitante) e 12 derrotas (quatro diante da torcida e oito fora), além de 22 gols a favor (pior ataque) e 37 tomados. Aproveitamento de 37,6%.Em quantidades de presenças na degola, o Avaí versão 2017 só perde para o time rebaixado em 2011. Há seis anos, o clube catarinense passou todas as 38 rodadas entre os piores colocados. Sem falar que foram 11 rodadas na lanterna. O Leão foi abatido na 20ª colocação com 31 pontos e aproveitamento de 27%. O atual momento do Avaí, por sinal, supera até mesmo a última queda do clube para a Série B.
Clássico paulista ainda colocará frente a frente a melhor defesa e o melhor ataque
Leia a notícia completaPara tentar deixar as últimas posições, o clube catarinense terá um confronto direto ante o Coritiba no sábado, às 21 horas, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Avaí ocupa o 12º lugar na classificação dos visitantes com 17 pontos em 15 jogos. No returno, contudo, o Leão está um pouco melhor, na 10ª posição com 17 pontos em 12 rodadas.