Rio Grande do Sul - O Grêmio, se depender do histórico, se classificará para as quartas-de-final da Libertadores. Em apenas uma oportunidade, o clube gaúcho foi eliminado nas oitavas-de-final. Após vencer o Santa Fe, por 2 a 1, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o Tricolor enfrentará os colombianos, em Bogotá, nesta quinta-feira, às 22h30.
Em suas últimas nove participações na competição sul-americana, o Tricolor chegou em todas ao mata-mata. A única vez em que o clube do sul amargou a eliminação nas oitavas foi em 2011 - justamente em sua última aparição na Libertadores. Naquela oportunidade, o Grêmio perdeu para o Universidad Católica, em casa, por 2 a 1, e no Chile, por 1 a 0.
Ingleses estão na final pela primeira vez, enquanto Benfica foi vice-campeão na década de 80
Leia a notícia completaEm 1982 (caiu na primeira fase), 1983 (campeão) e 1984 (vice-campeão) não havia oitavas-de-final na Libertadores. Em 1990 o mata-mata já tinha sido criado, mas na oportunidade o Grêmio foi eliminado logo na fase de grupos.
Com o triunfo, por 2 a 1, na primeira partida, o Grêmio se classificará com empate ou até com derrota por um gol de diferença, desde que faça, ao menos, dois na casa do rival. Já o Santa Fe precisará de uma vitória, por 1 a 0, ou triunfo por dois ou mais gols de diferença.
Na fase de grupos, o Grêmio se classificou na vice-liderança do Grupo 8 com oito pontos. Fora de casa, o clube brasileiro conseguiu uma vitória, um empate e uma derrota. O Santa Fe, por sua vez, foi líder do Grupo 6 com 14 pontos. O clube colombiano obteve, em casa, dois triunfos e um empate.
O classificado de Grêmio e Santa Fe enfrentará o Real Garcilaso. O clube peruano eliminou o Nacional, do Uruguai, nos pênaltis.