Minas Gerais - O Boa Esporte não fez mal apenas para seus torcedores, mas também para todos os mineiros. Afinal, a segunda queda do clube de Varginha aumentou o número de descensos de Minas Gerais na Série B do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O estado do Sudeste passou a ser o segundo com mais quedas desde 2006, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
Agora, Minas Gerais acumula cinco rebaixamentos, sendo dois do Boa Esporte. O primeiro tropeço tricolor ocorreu em 2015. Houve ainda as quedas do Ipatinga em 2010 e 2012 e do Tupi em 2016. Os mineiros igualaram o Rio Grande do Norte que também ostenta cinco descensos e só ficam atrás de São Paulo, recordista com 12 rebaixamentos.Ao todo, 16 estados acumulam, ao menos, um degolado na Série B de pontos corridos. Pernambuco, por exemplo, soma quatro, um a mais do que Pará, Goiás, Alagoas e Ceará. Enquanto isso, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro têm dois descensos cada. Já Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso desceram uma vez cada à Série C.
Apenas um jogo terminou 0 a 0 na 35ª rodada que teve 35 bolas nas redes
Leia a notícia completaRebaixamento confirmado!
Esta foi a sétima vez que o Tricolor disputou o segundo escalão nacional de pontos corridos. A queda, no entanto, não foi nenhuma surpresa. Para se ter uma ideia, o Boa Esporte passou todas as rodadas na zona de rebaixamento. Sem falar que o clube mineiro ainda esteve na lanterna em 30 oportunidades. Desde a 29ª rodada, o clube degolado ocupa a última colocação. O Boa Esporte já não vence há três partidas.
A campanha do rebaixamento teve sete vitórias (seis em casa e uma fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e nada menos do que 20 derrotas (oito ao lado da torcida e 12 fora), além de 26 gols a favor e 47 tentos tomados. Aproveitamento de 27,6%. O Boa é o clube que menos venceu, aquele que menos perdeu e o dono do pior ataque.
Para cumprir tabela, os bovetas voltarão a campo na próxima sexta-feira, às 20h30, quando irão encarar o Brasil no Estádio do Melão, em Varginha, pela 36ª rodada da Série B.
Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:2006
Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO
2007
Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP
2008
Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL
2009
Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN
2010
Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2011
Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ
2012
CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP
2013
Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL
2014
Portuguesa-SP, Vila Nova-GO, Icasa-CE e América de Natal-RN
2015
Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP
2016
Joinville-SC, Tupi-MG, Bragantino-SP e Sampaio Corrêa-MA
2017
ABC-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Luverdense-MT
2018
Boa Esporte-MG