Rio de Janeiro - O Botafogo pode ter vivido altos e baixos na Série B do Campeonato Brasileiro, mas sempre se postou como favorito ao acesso. Mas mesmo com a boa campanha - hoje, segue na liderança -, o Glorioso não tem conquistado bons públicos. Vide o jogo contra o Criciúma, na última terça-feira, pela 15ª rodada (4.733) - apenas o quinto maior da rodada. Aliás, segundo levantamento do Sr. Goool, o clube carioca é mais requisitado quando atua como visitante do que em sua posição de mandante.
Sem falar que, entre estes 14 Estados, há clubes de todas as Regiões no Nacional das mulheres
Leia a notícia completaNo mesmo Estado de São Paulo, o Bragantino contou com 1.356 pagantes contra o Botafogo. Este é o único público do Braga acima de mil testemunhas. O Atlético Goianiense, por sua vez, tem média modesta de 1.845 torcedores no segundo escalão nacional. Mas contra o Botafogo o público subiu para 7.822 pagantes. Até o lanterna Ceará se beneficiou com a visita dos cariocas (37.692) - maior público da Série B.
Abaixo!
As únicas exceções foram Paysandu e Paraná. A dupla até teve bons públicos contra o Fogão, mas não foram os melhores de suas campanhas. O Papão recebeu 18.356 bicolores contra o rival do Rio de Janeiro, na estreia da Série B. Este é o quarto maior público dos paraenses. Já o Paraná teve público de 3.220 apaixonados contra o Glorioso, seu terceiro melhor público.
Mas realidade é outra quando o Botafogo vê os próprios públicos na Série B. Para começar, o clube carioca amarga a modesta 8ª posição no ranking de pagantes com média de 7.104 torcedores. Em sete jogos ao lado da torcida, o Fogão sequer levou 50 mil apaixonados aos estádios (49.727). Sem falar que o maior público do clube carioca é de 10.600 torcedores contra o CRB. Este, por sinal, é o único público do Bota acima de dez mil fãs. O pior aconteceu contra o Boa Esporte - apenas 4.442 torcedores.
O baixo público do Botafogo na Série B fica ainda mais evidente ao analisar a média geral do clube na temporada 2015 (10.908). Até mesmo durante o Campeonato Carioca o Botafogo conseguiu públicos mais expressivos do que em relação a Série B. Os maiores aconteceram em clássicos. O melhor foi diante do Vasco (58.446). Realidade bem diferente da enfrentada ao longo da caminhada pelo acesso. Cadê a torcida?