Rio de Janeiro - O Botafogo, ao vencer o Macaé, por 1 a 0, na última quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, conquistou o título da Taça Guanabara. Glorioso e Flamengo empataram em números de pontos (36), vitórias (11), saldo de gols (22) e gols pró (31). Mas o Alvinegro levou o título por causa do quinto critério de desempate, confronto direto. O Fogão bateu o Mengo, por 1 a 0, na 7ª rodada. A festa alvinegra, porém, ainda não é completa. Não só pelo fato de que o clube terá pela frente uma semifinal contra o Fluminense, mas por causa da temporada 2009.
De acordo com o Sr. Goool, este foi o terceiro rebaixamento da Lusa no Estadual durante o século XXI
Leia a notícia completaNa temporada seguinte, porém, o Fogão deu a volta por cima e em grande estilo. O Botafogo bateu o Vasco na Taça Guanabara e se vingou do Flamengo na Taça Rio. O Alvinegro garantiu o título do Carioca por antecipação. O mesmo aconteceu com o Flamengo no Estadual de 2011. O Rubro-negro passou por Boavista, na Guanabara, e Fluminense, na Taça Rio.
Em 2012, o Fluminense foi campeão da Taça Guanabara em cima do Vasco. O título estadual foi confirmado diante do Botafogo. Há dois anos, porém, o Botafogo voltou a dominar o Estadual do Rio de Janeiro. O Glorioso venceu a Taça Guanabara em cima do Vasco e confirmou o título do Cariocão diante do Flamengo. Já na temporada passada, o Flamengo - campeão da Guanabara - levou o Campeonato Carioca diante do Vasco.
Para seguir na briga pelo título do Estadual 2015, o Botafogo terá que enfrentar o rival Fluminense nas semifinais. O primeiro duelo será neste sábado, às 18h30, no Maracanã. Do outro lado da chave, Vasco e Flamengo se enfrentarão no mesmo estádio, mas domingo, às 16 horas.