Distrito Federal - O Brasília, primeiro campeão da Copa Verde, único clube do Distrito Federal a disputar a CONMEBOL Sul-americana, segundo maior campeão do Campeonato Brasiliense e finalista de três das últimas quatro edições do Candangão, é um dos rebaixados pelos Campeonatos Estaduais da temporada 2017. O Colorado teve sua queda confirmada, no último domingo, com a vitória do Formosa, por 4 a 3, sobre o Taguatinga, outro rebaixado.
A queda do Colorado foi desenhada desde o início da temporada. O Brasília vinha fazendo campanha inferior até mesmo em comparação ao seu último descenso em 2011. Não por acaso, o clube da capital obteve apenas duas vitórias fora de casa e oito derrotas, sendo cinco como mandante e três como visitante. O Colorado anotou 12 gols e sofreu 24. Aproveitamento de 20%.
Leão ainda não pontuou fora de casa e ostenta aproveitamento de apenas de 3,7% no Estadual
Leia a notícia completaMais quedas!
A dupla candanga, porém, não está só. Os Campeonatos Estaduais já fizeram 14 vítimas em oito estados. No último domingo, além de Brasília e Taguatinga, três novos nomes engrossaram a lista de degolados. O Galícia, ainda sem vitória, sofreu sua oitava derrota e desceu um degrau no Baianão com uma rodada de antecedência. No Estadual Baiano há outra vaga para o descenso.
Já no Sul-mato-grossense, as duas quedas foram confirmadas. Chapadão e Ivinhema despediram-se da elite estadual na lanterna dos seus grupos. O Chapadão, na elite desde 2014, amarga sua segunda queda em cinco anos. O clube ostenta dois títulos estaduais (1995 e 2003). O Ivinhema também é campeão sul-mato-grossense. Campeão estadual em 2008, o Ivinhema amarga a queda após uma década na Série A.
Os Estaduais Carioca, Cearense, Mato-grossense e Pernambucano também encerraram a cota de rebaixamentos nesta edição. Entre os estados com degolados há ainda o Pará que rebaixou o São Francisco e tem vaga para mais um.
Baiano (Galícia)
Brasiliense (Brasília e Taguatinga)
Carioca (Carapebus/Campos e Tigres do Brasil)
Cearense (Guarany e Itapipoca)
Mato-grossense (Cacerense e Operário)
Paraense (São Francisco)
Pernambucano (Serra Talhada e Atlético Pernambucano)
Sul-mato-grossense (Chapadão e Ivinhema)