Alagoas - O CSA é o primeiro clube de Alagoas a conquistar o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O Azulão não teve dificuldades para passar pelo Ituano nas quartas de final - vitórias, por 2 a 1, em Itu, e por 1 a 0 em Maceió. Se os alagoanos sobem pela primeira vez, o Nordeste mantém a sequência de, ao menos, um acesso por ano nas oito edições da divisão.
Mas quem vê o acesso em grande estilo na atual temporada, não imagina os problemas que o clube enfrentou nas temporadas passadas. O CSA esteve na Série D em 2009 (eliminado na Primeira Fase), em 2010 (eliminado na Segunda Fase), em 2012 (eliminado nas oitavas de final) e em 2013 (eliminado na Primeira Fase).
O CSA se junta a Volta Redonda, São Bento e Moto Club que também subiram para a Série C. Antes, o clube alagoano desafiará os paulistas do São Bento na semifinal da Série D. Do outro lado da chave, o Volta Redonda pegará o Moto Club.
Panorama!
Hexagonal Final definirá as três vagas para a Copa do Mundo 2018 na Rússia
Leia a notícia completaEntre os estados, contudo, a Alagoas do CSA é novata e se junta a Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Paraná, Sergipe e Piauí - todos com um acesso cada. O estado recordista é São Paulo que chegou a quatro.
Já Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro subiram três clubes cada. Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão, por outro lado, têm dois acessos cada.
Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:
2009
São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN
2010
Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC
2011
Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste-SP
2012
Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP
2013
Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE
2014
Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE
2015
Botafogo-SP, Ríver-PI, Remo-PA e Ypiranga-RS
2016
Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA