Pará - O Cametá é um dos dois clubes do interior que ousou conquistar o título do Campeonato Paraense. O feito foi obtido em 2012, um ano após o precursor Independente. A boa fase, no entanto, ficou no passado. Neste sábado, o Mapará Elétrico foi derrotado pelo Paragominas, por 2 a 0, na Arena Verde, e acabou rebaixado com uma rodada de antecedência no Estadual do Pará. Pior! O Cametá não venceu sequer uma partida.
O clube da cidade homônima sofreu cinco derrotas (três em casa e duas fora) e empatou quatro vezes (uma ao lado da torcida e três fora). Com apenas quatro pontos na lanterna do Grupo A, o Cametá já não pode mais alcançar o penúltimo colocado Águia que, nos mesmos nove jogos, fez oito pontos. Resta apenas uma rodada para o término da Primeira Fase. O Cametá ainda fez nove gols e sofreu 16 (pior defesa). Aproveitamento de 14,8%.Se o último triunfo do Mapará no Estadual ocorreu em 8 de abril ante o Independente, por 2 a 0, pela 10ª e derradeira rodada da edição 2017, o jejum fora de casa vem desde 2016. O Cametá comemorou pela última vez longe da torcida em 18 de fevereiro contra o São Francisco (2 a 0) pela 4ª rodada. Mas apesar do jejum fora de casa ser muito mais longo, o Cametá teve desempenho melhor como visitante nesta temporada. O aproveitamento chegou a 20%, contra apenas 8,3% ao lado do torcedor.
Dupla do Sudeste engrossou a lista com 16 clubes degolados nos Estaduais 2018
Leia a notícia completaO Cametá foi o terceiro clube rebaixado neste sábado. Os capixabas Doze e São Mateus também caíram. O trio engrossou a lista de clubes degolados nos Campeonatos Estaduais 2018. São 17 degolados em dez competições diferentes. Além de Doze, São Mateus e Cametá, os alagoanos CSE e Santa Rita, o baiano Atlântico, os cariocas América e Bonsucesso, os cearenses Tiradentes e Maranguape, o maranhense, Bacabal, os mato-grossenses Dom Bosco e Poconé, os pernambucanos Pesqueira e Belo Jardim e os sergipanos Amadense e Socorrense também já desceram de divisão.