Minas Gerais - O Atlético Mineiro terá um jogo ingrato em seu primeiro desafio após a inédita conquista do título da Libertadores. O Galo enfrentará o rival Cruzeiro, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em seis partidas no estádio da Lusa, Furacão jamais havia vencido pela competição nacional
Leia a notícia completaO São Paulo, por exemplo, também teve um clássico em 2005 e não foi nada bem. Dias após conquistar o terceiro título da Libertadores, o Tricolor paulista sucumbiu diante do Santos (2 a 1) pelo Brasileirão. O Santos, aliás, foi outro que tropeçou após as comemorações da conquista sul-americana.
Em 2011, o Peixe enfrentou o Figueirense, em Florianópolis, e perdeu, por 2 a 1. Os outros campeões não perderam, mas também não embalaram o título da Libertadores com triunfo na Série A. O Internacional empatou, por 1 a 1, com o Palmeiras, em 2006, e pelo mesmo placar com o Atlético Goianiense, em 2010. Ambos os jogos tiveram mando de campo colorado.
Na temporada passada, o Corinthians, que conseguiu o mesmo ineditismo do Atlético Mineiro na Libertadores, não saiu do 1 a 1 com o Sport, em Recife, pela Série A. Apesar de todo este histórico, o técnico Cuca usará um time misto para encarar o Cruzeiro.
A vitória, porém, se faz necessário. O Atlético Mineiro ocupa posição modesta no Brasileirão com apenas dez pontos. O Cruzeiro, por sua vez, luta pela liderança, com 15 pontos. Em 2013, pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro venceu dois jogos, enquanto o Galo triunfou em uma oportunidade. Na decisão do Estadual, porém, o Atlético ficou com o título em cima da Raposa.
Confira o jogo dos campeões pós título da Libertadores:
2005
Santos 2 x 1 São Paulo
2006
Internacional 1 x 1 Palmeiras
2010
Internacional 1 x 1 Atlético Goianiense
2011
Figueirense 2 x 1 Santos
2012
Sport 1 x 1 Corinthians