Rio Grande do Sul - Internacional e América Mineiro, não é de hoje, brigam ponto a ponto, rodada a rodada pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. A dupla quer o acesso em primeiro lugar, mas também almeja o título para coroar a campanha. O problema é que o histórico dos pontos corridos mostra que não é uma boa faturar a divisão. A maioria dos campeões desde 2006, segundo levantamento do Sr. Goool, voltou para a Série B.
O Coritiba, para se ter uma ideia, foi campeão em 2007, voltou a ser rebaixado e, não satisfeito, faturou novamente o título da divisão em 2010. Hoje, o Coxa luta contra o descenso na Série A. O atual campeão Atlético Goianiense, aliás, amarga a lanterna do Brasileirão e está muito próximo de engrossar a lista dos vencedores que foram rebaixados.Vasco (2009), Portuguesa (2011), Goiás (2012) e Joinville (2014) também acumulam títulos pela Série B e rebaixamento após suas conquistas. A Lusa chegou a ser apelidada de BarceLusa em 2011. Mas depois do acesso e do título, a Rubro-verde não só foi degolada novamente, como no momento está sem divisão nacional. O Joinville, atualmente, disputa a Série C. O Goiás, por sua vez, luta contra o descenso para não cair na Série B.
Coelho ostenta campanha superior a apresentada em seus dois últimos acessos na divisão
Leia a notícia completaNunca mais?
O Internacional, ao vencer o Brasil, manteve a liderança com 57 pontos. São 17 triunfos (dez em casa e sete fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e seis derrotas (uma diante da torcida e cinco fora), além de 44 gols a favor e 20 tomados (melhor defesa). Aproveitamento de 65,5%. O próximo desafio do líder será na terça-feira, às 19h15, contra o Boa Esporte no Estádio do Melão, em Varginha.
O América Mineiro chegou aos 54 pontos, três a menos do que o Internacional e sete a mais do que o Vila Nova, primeiro clube fora da zona do acesso. São 15 vitórias (nove em casa e seis fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 36 gols a favor e 21 tomados. Aproveitamento de 62,1%. Vindo de duas vitórias seguidas, o América voltará a campo na terça-feira, às 20h30, para enfrentar o Brasil no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela 30ª rodada da Série B.