Amapá - O Campeonato Amapaense tem início previsto para 15 de março, mas já faz história em relação aos outros Estaduais 2014. Pela primeira vez na atual temporada, um torneio tem amplo domínio dos clubes da capital. Dos seis representantes do Amapaense, cinco são de Macapá. A única exceção é o Santana, da cidade homônima e distante apenas 30 km da capital.
O clube do interior terá que disputar o título com Macapá, Santos - atual campeão -, São José, São Paulo e Ypiranga. Mas ainda assim, a diferença é significativa entre os representantes da capital e do interior pelos Estaduais. Enquanto a capital apresenta apenas 82 clubes, o interior conta com 188. Os Estaduais do Acre e Roraima não divulgaram seus participantes.
Em 22 dos 24 Estaduais analisados pelo Sr. Goool, o interior supera a capital no número de representantes. Além do Amapá, apenas o Campeonato Amazonense não tem domínio do interior. No Amazonas, a situação estará dividido com cinco clubes de Manaus e cinco do interior. A capital terá Fast Clube, Manaus, Sul América, Nacional e São Raimundo. Enquanto isso, o interior será representado por Holanda, Nacional Borbense, Penarol, Iranduba e o atual campeão Princesa do Solimões.Por outro lado, a capital domina entre os maiores vencedores dos Estaduais. Apenas dois dos 27 estados contam com clubes do interior na liderança de títulos. O Gama, da cidade homônima, lidera o ranking do Brasiliense com dez conquistas. Já o Gurupi soma cinco títulos. Mas o clube do interior tocantinense divide a liderança com o Palmas, da capital.
Caso tenhamos esquecido algum, basta nos avisar pelos comentários desta matéria
Leia a notícia completaCampeões!
No ano passado, o Santos faturou seu segundo título estadual. O maior vencedor, porém, é o Macapá com 17 conquistas. O Amapá soma dez, contra oito do Ypiranga e sete do Santana. O São José venceu seis vezes, enquanto Trem e Independente deram cinco voltas olímpicas. Já o Juventus tem três títulos, contra um de Cristal, Aliança, Guarany e CEA Clube.
Regulamento!
Os quatro melhores colocados da fase Classificatória do Amapaense se classificarão para o mata-mata. Não haverá rebaixamento no Estadual. A semifinal e a final serão disputadas em apenas uma partida. Na semifinal, o líder e o vice-líder da Primeira Fase terão a vantagem do empate. Enquanto isso, na final, em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis. O campeão amapaense terá vaga na Copa do Brasil, na Série D do Brasileirão e na Copa Verde de 2015.
Confira a quantidade de clubes do interior e da capital nos Estaduais:
Alagoano (8 interior e 2 capital)
Amapaense (1 interior e 5 capital)
Amazonense (5 interior e 5 capital)
Baiano (8 interior e 4 capital)
Brasiliense (7 interior e 3 capital)
Capixaba (8 interior e 1 capital)
Carioca (9 interior e 7 capital)
Catarinense (8 interior e 2 capital)
Cearense (7 interior e 4 capital)
Gaúcho (12 interior e 4 capital)
Goiano (7 interior e 3 capital)
Maranhense (7 interior e 3 capital)
Mato-grossense (7 interior e 3 capital)
Mineiro (9 interior e 3 capital)
Paraense (10 interior e 4 capital)
Paraibano (7 interior e 3 capital)
Paranaense (8 interior e 4 capital)
Paulista (15 interior e 5 capital)
Pernambucano (8 interior e 4 capital)
Piauiense (5 interior e 3 capital)
Potiguar (7 interior e 3 capital)
Rondoniense (6 interior e 1 capital)
Sergipano (8 interior e 2 capital)
Sul-mato-grossense (11 interior e 3 capital)
Tocantinense (7 interior e 1 capital)