Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca não conseguiu se livrar da briga entre Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e a dupla Flamengo e Fluminense. Mesmo assim, a bola começará a rolar no próximo sábado com cobertura total do Sr. Goool. O Vasco, apesar do rebaixamento na Série A do Brasileirão, conta com pontos positivos no Estadual para brigar pelo bicampeonato. Dobradinha, aliás, que o clube não conquista desde a década de 90, com o tricampeonato de 1992, 1993 e 1994.
A estreia de 2016 será diante do Madureira, no domingo, às 17 horas, em São Januário. Atual campeão do Cariocão, o clube cruzmaltino não sofreu nenhum tropeço nas últimas cinco partidas do Estadual. O Friburguense, em 5 de abril, foi o responsável por impor a última derrota do Vasco no Estadual do Rio de Janeiro (5 a 4). De lá para cá foram quatro triunfos e um empate.
Entre os chamados grandes do estado, o Botafogo será o primeiro a estrear no Cariocão 2016. O Glorioso irá a campo no sábado, às 17 horas, para encarar o Bangu. No mesmo dia, mas às 19h30, o Flamengo receberá o Boavista em Mesquita. Já o Fluminense será o último a entrar em campo, no domingo, às 19h30, ante o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira.
O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.
Regulamento:
Na primeira fase, os 16 clubes do Campeonato Carioca serão divididos em dois grupos com oito times cada. Os representantes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em apenas jogos de ida. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para a próxima fase.
Atual campeão, Goiás não perde para o rival Vila Nova no Estadual desde a temporada de 2012Goianão 2016 será aberto no sábado, mas destaque ficará para o clássico de domingo
Os dois melhores colocados terão a vantagem do empate nas semifinais e ainda poderão escolher se desejam atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Na final, em caso de empate na pontuação e no saldo de gols dos dois jogos, a decisão será nos pênaltis.
TAÇA RIO
Os oito clubes eliminados na primeira fase se enfrentarão no Grupo D com jogos apenas de ida. Os dois melhores colocados participarão da disputa da Taça Rio, assim como o 5º e 6º colocados do Grupo C. Os dois últimos colocados, porém, serão rebaixados à Série B.
Nas semifinais da Taça Rio, o 5º colocado do Grupo C pegará o 2º colocado do Grupo D, enquanto o 6º colocado do Grupo C enfrentará o 1º colocado do Grupo D.
As semifinais da Taça Rio serão realizadas em campo neutro e decididas apenas em uma partida. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A final também será em partida única e, em caso de empate, penalidades máximas.