Santa Catarina - Figueirense e Joinville iniciarão a disputa do título do Campeonato Catarinense neste domingo, às 16 horas, no interior do Estado. Os rivais fazem a segunda final de Estadual, mas estarão nas duas primeiras colocações do Catarinense pela quinta vez. A vantagem neste aspecto é do Tricolor.
O Joinville ficou com o título em 1979, 1983 e 1984. Em todas estas oportunidades o Estadual não teve decisão, mas o vice-campeonato acabou no colo do Figueira. Na única final - de fato - entre os clubes, o Figueirense levou a melhor. Em 2006, o representante de Florianópolis bateu o Joinville.O cenário daquela decisão lembra bem a atual situação do Catarinense. O Joinville também fez o primeiro jogo em casa. Em 2006, o JEC bateu o Figueirense, por 2 a 1. Mas na decisão, em Florianópolis, o Figueira não deu chances ao rival e abocanhou o título com um sonoro 3 a 0.
Top 3 das melhores médias de público do Estadual conta com duas surpresas
Leia a notícia completaCampanhas!
Por ter melhor campanha, o Figueirense poderá decidir o título em casa. Mas o desempenho dos rivais é bem parecido. Ao longo do Estadual Catarinense, o clube da capital conquistou sete vitórias (seis em casa e uma fora), cinco empates como visitante e três derrotas (duas como mandante e uma como visitante). Aproveitamento de 57,7%.
O Joinville, por sua vez, tem aproveitamento de 55,5%. O JEC ostenta número menor de derrotas, apenas duas como visitante. O Tricolor ainda obteve seis triunfos (três em casa e três fora), além de sete empates (quatro como mandante e três como visitante). No ranking de público, porém, o representante do interior leva a melhor.
O Joinville ostenta a segunda maior média de público do campeonato com 7.008 pagantes. O líder é o Criciúma (8.174). Em sete jogos em casa, o JEC conseguiu público total de 49.055 torcedores. Enquanto isso, o Figueirense ocupa a 3ª colocação do ranking com média de 5.663 pagantes e total de 45.301 torcedores. O Figueira realizou oito partidas como mandante.
O maior público do Campeonato Catarinense 2014 aconteceu no embate entre Criciúma e Figueirense (13.850). Mas Joinville e Figueirense também fazem parte do Top 3. O Joinville arrastou 13.597 fanáticos para o confronto diante do Criciúma. Por fim, o Figueirense colocou 11.011 pagantes no Orlando Scarpelli para o clássico contra o Avaí.