São Paulo - O Chelsea conquistou em grande estilo a UEFA Europa League ao atropelar o rival Arsenal, por 4 a 1, no Estádio Bakı Olimpiya, em Baku, no Azerbaijão. Giroud, Pedro e Hazard (2) fizeram os gols dos Blues. A campanha atual do campeão ainda superou o desempenho do primeiro título do clube de Londres na UEL de 2012/2013, segundo levantamento do Sr. Goool.
Campeão invicto, o Chelsea festejou com 12 vitórias (seis em casa, cinco fora e uma em campo neutro) e três empates (um como mandante e dois como visitante), além de 36 gols a favor (melhor ataque) e dez tentos tomados. Aproveitamento de 86,7%. Líder do grupo que tinha BATE Borisov-BLR, Vidi-HUN e PAOK-GRE, o Chelsea passou, no mata-mata, por Malmö-SUE, Dynamo Kyiv-UCR, Slavia Praha-CZE, Eintracht Frankfurt-ALE e Arsenal-ING.Há seis temporadas, os Blues levantaram o troféu pela primeira vez. Foram seis triunfos (três em casa e três fora), uma igualdade como mandante e dois tropeços longe da torcida, além de 17 gols anotados e dez tentos sofridos. Aproveitamento de 70,4%. Vindo da Champions League, o Chelsea passou por Sparta Praha, Steaua Bucureşti, Rubin, Basel e Benfica.
Campeões!
Blues tiveram o melhor ataque, o maior número de vitórias e o menor número de derrotas na edição 2018/2019
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA Moskva, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht Frankfurt, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, sendo seis na antiga Taça das Cidades com Feiras que foi a precursora da UEL, contra 13 da Inglaterra - quatro da Taça das Cidades - e dez da Itália - um da Taça das Cidades. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia - via Taça das Cidades - e Hungria - via Taça das Cidades.